Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 15 de Novembro de 2014, 07:25 - A | A

Sábado, 15 de Novembro de 2014, 07h:25 - A | A

Espetáculo “Crianceiras” homenageia Manoel de Barros neste sábado

Samira Ayub -Capital News (www.capitalnews.com.br)

O espetáculo “Crianceiras”, apresentado pelo cantor e compositor Márcio de Camilo, será gratuito e aberto ao público neste sábado (15), no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. O espetáculo infantil é baseado na obra do poeta Manoel de Barros, morto nessa quinta-feira (13).

O evento tem início às 18 horas e transforma em músicas e brincadeiras os versos e personagens do poeta. “Crianceiras” marca a abertura da decoração de Natal do shopping e o acender da árvore de Natal de 30 metros de altura.

Com a morte do poeta na manhã da quinta-feira, o evento também ganhará um momento para homenagear a vida e obra do poeta que virou passarinho.
A cena do espetáculo Crianceiras é construída a partir do brincar dos intérpretes com a palavra do poeta musicada em interação com imagens físicas e projetadas que, delicadamente, no desenrolar das intrigas caçam jeitos inesperados para a liberdade dos curiosos personagens Bernardo, Sabastião, Caranguejo Se Achante, Sombra-Boa, e outros. Uma encenação delicada, sofisticada, inusitada e bela, concebida por artistas criadores comprometidos com a estética contemporânea da arte feita para crianças.

O evento começa às 18 horas com apresentação da Orquestra Viver Bem, projeto social que oferece às crianças do Bairro Nova Lima, acesso ao universo da música, da dança e das artes, e que recebe apoio e incentivo do Shopping Bosque dos Ipês. Em seguida, tem a chegada do Papai Noel, show pirotécnico, contagem regressiva para acender as 25 mil lâmpadas de LED da árvore e encerrando com o Crianceiras.

Dentro do Bosque dos Ipês a “Valsa dos Brinquedos” recebe os clientes com toda a magia do Natal na decoração que ocupa mais de 200 m². Na Praça Central, outra árvore, com 10 metros de altura, ladeada de brinquedos sustenta um gazebo por onde os brinquedos bailam ao som de valsas vienenses. Na “Praça D” (próximo à Saraiva) está instalado o Presépio e, na “Praça B” – piso superior próximo à Lojas Americanas - o Bom Velinho recebe as crianças para fotos e pedidos.

Manoel Wenceslau Leite de Barros, nasceu em Cuiabá, 19 de dezembro de 1916, e faleceu em Campo Grande no dia 13 de novembro de 2014. Poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas europeias do início do século, da Poesia Pau Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabuti. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros.

Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996. As 10 poesias que compõem o repertório do CD e o espetáculo 'Crianceiras', foram extraídas de livros de diferentes fases de sua carreira, por meio de pesquisa cuidadosa da obra completa do artista.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS